terça-feira, 10 de março de 2009

O CAPS de Várzea Paulista

O professor Bruno Bechara que também é docente do Unianchieta me contou que a formação em Cuba em terapia ocupacional tem 7000 horas que ocorrem todas dentro de um serviço de saúde. Nós brasileiros que temos uma estrutura curricular bem diferente, aprofundamos na teoria e depois unimos à prática.
Esta semana começamos o estágio do curso de terapia ocupacional no Caps de Várzea, o serviço de referência de saúde mental no município, foram apenas dois dias, segunda e terça no período da manhã. Duas manhãs intensas de aprendizagem e experiência humana.
Juntamente com as seis estagiárias do curso e uma turma de dez estagiárias da enfermagem conhecemos os pacientes do Caps, os funcionários e um pouco da cidade de Várzea Paulista. As estagiárias conheceram vários seres humanos que apesar da dor psíquica buscam um caminho para uma vida suportável e quem sabe mais perto de alguns momentos felizes. Contatos foram feitos e com muito afeto e coragem começaram a conquistar seu espaço dentro do CAPS Várzea.
A parceria do Unianchieta com a prefeitura de Várzea Paulista propicia aos alunos dos diversos cursos da área de saúde da universidade uma vivência na saúde pública que inestimável para a formação do profissional que irá trabalhar no SUS.
Podemos não aproximarmos do ideal de junção da teoria e da prática como se faz na formação do profissional de saúde em Cuba, mas estamos dando o primeiro passo para uma formação cada vez mais completa.

Nenhum comentário: