segunda-feira, 14 de junho de 2010

UEPA - a terapia ocupacional bem representada na região amazônica



O curso de terapia ocupacional da UEPA em Belém no Estado do Pará já tem mais de 25 anos e uma estrutura de dar inveja para os cursos do sul e sudeste do país.
Encontramos mais de 40 salas de atendimento em conjunto com a fisioterapia e fonoaudiologia. Existem laboratórios de tecnologia assistiva e comunicação alternativa em pleno funcionamento com alunos confeccionando órteses e testando novos softwares e hardwares para substituição de tecnologia importada na área.
Conversei com alunos e professores que mostraram suas descobertas e invenções. Aprendi muito com a professora Dra. Ana Irene Alves de Oliveira, uma das fundadoras do curso de TO da UEPA, ela me contou sobre o projeto NEDETA que se propõe estudar e implementar através da avaliação e pesquisa, novos dispositivos de ajudas técnicas, substituindo a tecnologia importada por tecnologia brasileira e regionalizada, visando a melhoria no processo de (re) habilitação global, contribuindo para a mobilidade, comunicação e a acessibilidade de portadores de deficiências físicas, sensoriais e mental, utilizando recursos de baixo custo.
Também conheci o trabalho do Prof. Jorge Lopes Rodrigues que desenvolve com os alunos da terapia ocupacional uma oficina que substitui os altos custos do material termo plástico importado por órteses confeccionadas com sobras de PVC com alta qualidade, resolutividade e baixo custo. O professor Jorge é muito criativo e tem uma capacidade de um verdadeiro inventor de novas idéias e tecnologias.
Também conheci trabalhos que unem a terapia ocupacional com a fenomenologia, trazendo sofisticação teórica para esta profissão no Brasil. Os terapeutas ocupacionais formados no Pará estão em ótimas mãos e vão fazer a diferença num estado de dimensões continentais e com grandes necessidades na área social e de saúde.
Abaixo vocês podem ver fotos da UEPA e de seus laboratórios de terapia ocupacional.




2 comentários:

morgana disse...

Olá Boa noite!

Hj levei o meu filho a fisioterapia na UEPB, aqui em Campina Grande/PB então folheando uma revista encontrei uma matéria com a Drª Ana Irene Alves de Oliveira, onde ela usa a tecnologia para ajudar a alfabetizar as crinças Portadoras de PAralisia Cerebral, infelizmente aqui em nossa cidade não dispomos de softwares para estas pessoas tão especiais, gostaria de saber onde posso adiquirir algo que possa me ajudar a trabalhar com meu filho, ele tem 14 anos inteligente até demais, mas não foi alfabetizado e isto está me preocupando muito, preciso de muitas adaptações e não nem por onde começar. Gabriel é PC diagnósticado com Tetraparesia Espastica.POr favor me deêm uma luz.

Morgana Chaves Castor
Rua Tranquilino Coelho Lemos, 624 -Dinamérica Campina Grande/PB 58.432-300
(83)88835209/96358287

mahh disse...

ola
tudo bem?
Sou acadêmica de T.O da Universidade Federal de Santa Maria no RS, gostaria muito do contato do professor Jorge Lopes, pois quero muito trazer ele para nossa Semana Acadêmica. Se tiver e puder me mandar o contato ficarei muito feliz.
Meu email oliveira.mahh@gmail.com
aguardo retorno
abraTOs