sábado, 6 de setembro de 2008

V Colóquio Interdisciplinar da Faculdade de Ciências da Saúde da UNIANCHIETA





A Universidade Anchieta de Jundiaí promoveu no dia 6 de setembro o V Colóquio Interdisciplinar, onde os alunos da graduação da área de saúde puderam apresentar trabalhos de pesquisa e atuação. O tema deste ano foi "Pacto pela Saúde - novos desafios", este pacto é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuados pelas três esferas de governo (federal, estadual e municiapal). Os alunos das três turmas do curso de terapia ocupacional desta universidade apresentaram 9 trabalhos:
- Lazer e lúdico na terceira idade.
- Violência contra a mulher.
- Cuidados paliativos.
- Qualidade de vida na terceira idade.
- Dispositivo facilitador para a sexualidade do lesado medular.
- O papel do terapeuta ocupacional na saúde do deficiente visual.
- Disfunção sensorial auditiva.
- O que é terapia ocupacional?
- Saúde do trabalhador: prevenção, tratamento e vigilância.
Acabei ficando em duas salas e assisti a três apresentação, todas muito interessantes. Prometo publicar um próximo post só sobre o "Dispositivio facilitador para a sexualidade do lesado medular que é uma idéia original de alunas do 6º período de terapia ocupacional e é uma tecnologia assistiva que abarca a área da sexualidade humana, o que é pouco discutido atualmente em terapia ocupacional.
Outra apresentação interessante foi a das meninas do 4º período que fizeram um trabalho com o tema "O que é terapia ocupacional?", lembro que na minha época como estudante de terapia ocupacional no século passado em São Carlos essa era uma pergunta que os alunos e professores repetiam incessantemente. Pessoalmente nunca liguei muito para esta pergunta porque acredito que todas as respostas sejam redundantes, pois a terapia ocupacional é aquilo que fazem os terapeutas ocupacionais. Acharemos mais respostas estudando as diversas práticas, as articulações com a teorias e quanto mais nos aprofundarmos, abandonaremos esta pergunta e a insegurança que a falta desta resposta possa nos trazer. Mas as meninas conseguiram conceituar terapia ocupacional de uma forma bem objetiva e clara e passaram seu recado para os professores e alunos de outros cursos presentes.

Nenhum comentário: